Boletins Anteriores


Novidades Dezembro 2005 / Janeiro 2006:
Internetando ou Estudando com o Exterior

Culturas milenares sabiam que tudo que existe no universo é interdependente. A era moderna rompeu essa visão e só recentemente redescobrimos Gaia - a estreita relação vivente entre todos e/com nossos entornos. As integrações econômicas e políticas discutidas em numerosos fóruns, implicitamente reconhecem a necessidade da colaboração. Temos que estruturar e fazer funcionar nossas diferentes interdependências.

As novíssimas tecnologias permitem acessar a quase qualquer parte do mundo como se vivêssemos em uma aldeia virtual habitada por diversas e diferentes histórias, culturas e línguas. Mas essa capacidade de “technos” não implica uma possibilidade real já que as desigualdades no acesso permanecem e até aumentam.3 Mesmo para aqueles que tem a possibilidade tecnológica de nos conhecer não experimentam a necessidade de fazê-lo. Nossa multidiversidade hemisférica requer que nos integremos a uma colaboração simétrica interdependente e a um diálogo respeitoso. Para isso necessitamos recursos materiais, capacidade y vontade.

http://www.educoas.org/portal/pt/tema/editorial2005/dic05.aspx?culture=pt&navid=71


Prêmios INELAM 2006: Portais Educativos

A partir do dia 12 de dezembro estarão abertas as inscrições para a sexta edição do Prêmio de Inovações Educativas nas Américas (INELAM), o qual permanecerá aberto até o dia 17 de março de 2006. Nesta oportunidade o prêmio estará dedicado a reconhecer a contribuição de portais educativos da América Latina e do Caribe dedicados a proporcionar serviços diretos para alunos, educadores e/ou pais, em nível pré-escolar, primário, intermédio ou secundário, tratando-se de iniciativas de natureza governamental, não governamental ou mistas e que pelo menos tenham estado em serviço contínuo através da Internet durante três anos consecutivos prévios ao termino da convocatória. Durante março e abril o Jurado fará suas seleções para anunciar sua decisão durante inícios do mês de maio de 2006.

Como em edições anteriores, serão outorgados também prêmios INELAM em matéria de Qualidade Educativa, Responsabilidade Social e Responsabilidade Empresarial, destinados a reconhecer contribuições significativas para o desenvolvimento sócio-educativo integral.

Tanto o referido prêmio como outras distinções serão auspiciados por ASIVE (Associação Internacional Virtual Educa) e a Diputación Foral de Vizcaya. Os prêmios serão entregados no VII Encontro Internacional de Virtual Educa que será realizado de 19 a 23 de junho em Bilbao, Espanha.


Atenção Escolar de Estudantes Talentosos e Superdotados

Em 1998 a Universidade Técnica Particular de Loja (Equador), UTPL criou o Instituto Universitário da Ibero-América para o desenvolvimento do Talento e da Criatividade (I-UNITAC) com a finalidade de ser uma instância de pesquisa e assessoramento sobre o desenvolvimento da inteligência, o pensamento e a criatividade em todos os níveis educativos. Por se tratar de um tema de alta prioridade no que tanto a atualização como a capacitação de educadores não está em dia, o INEAM, juntamente com as instâncias acima mencionadas, estão trabalhando na preparação de um curso em linha destinado à “Atenção escolar de estudantes e superdotados” para seu lançamento no segundo semestre de 2006.


Novidades do INEAM

Já quase no fim de 2005 o Instituto de Estudos Avançados das Américas (INEAM), através do Portal Educacional das Américas, ofereceu mais de 4,000 ajudas financeiras para participantes da região para realizar 31 cursos de atualização e capacitação profissional em linha através da sua Aula Virtual que incluem, entre outros, “Estrategias para la Enseñanza de la Matemática” (versão espanhol), “Calidad de la Educação Básica” (versão espanhol e inglês), “Introdução à Formulação de Estratégias de Governo Eletrônico” (versões em inglês, espanhol e português), “Educação Alimentaria” (versão em espanhol), “¿Cómo Enseñar Ética, Capital Social y Desarrollo en la Universidad?” (versão em espanhol), “Ciencia, Tecnología y Sociedad: Aportes del enfoque de género” (versão em espanhol), “Economía Ambiental y de la Recreación” (versão em espanhol) e “Auditoria de Gestión” (versão em espanhol). Vários destes cursos foram realizados conjuntamente com diversas alianças acadêmicas e estratégicas como: Universidad de Lujan na Argentina; UNISUL no Brasil; UNED da Costa Rica; a Fundação Global Democracia e Desenvolvimento da República Dominicana, entre outras.


XXII Conferência Mundial do ICDE

A vigésima segunda Conferência Mundial do ICDE será realizada sob o lema "Promoting Quality in Distance, Flexible and ICT-based Education", e terá lugar na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, dos dias 3 a 6 de setembro de 2006, contando com a Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), entre outros, como entidade anfitriã do evento. As conferências do ICDE têm caráter bienal e reúnem especialistas, reitores, autoridades e outros agentes das principais universidades e instituições dos diferentes níveis da comunidade educativa mundial. O evento constituirá uma excelente ocasião para afiançar ou dar começo a potenciais e sólidas relações institucionais, descobrir novas alternativas de trabalho cooperativo, escutar e dar a conhecer as novas propostas e pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação, e intercambiar conhecimento, experiências e opiniões com os diferentes expertos em matéria de educação presentes en o encontro. O tema central de la Conferência, como indica o título, está associado aos fatores que influem sobre o desenvolvimento da educação a distância. Os interessados que desejem participar do evento deverão enviar suas propostas de trabalho, as quais serão consideradas por um Comitê Especial de Recepção e Avaliação de propostas nomeado pelo ICDE. Para entrar em contato com os organizadores os dados são: Marcos Telles, Coordenador Geral da Conferência Mundial, ABED, marcostelles@giro.com e Nina Bagley, Chief Information and Membership Services, ICDE, bagley@icde.org


Associação Virtual Educa Brasil (AVEB)

Em um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de São José dos Campos, São Paulo (Brasil), a Associação Virtual Educa Brasil (AVEB) e o INEAM/OEA, será oferecida uma capacitação para 450 professores em matéria de Melhoramento da Qualidade da Educação Básica. A referida atividade forma parte de um esforço conjunto com a UNESCO para consolidar os empreendimentos iniciados no Brasil para a otimização dos seus serviços educacionais.


Formação a Distância de Dirigentes de Grêmios

A Fundação Social Aplicada ao Trabalho (FUSAT) e seu Programa com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - Fundo Multilateral de Investimentos, BID-FOMIN, e a Fundação Universidade da Produção e do Trabalho (FUNDAPRO), no marco do seu programa de trabalho com o Instituto de Estudos Avançados das Américas da Organização dos Estados Americanos (INEAM/OEA) apresentarão no próximo 14 de dezembro na representação do BID-INTAL da Argentina, os resultados da sua iniciativa sobre “Formação a distância de dirigentes de grêmios”. A iniciativa, que teve durante o ano atual caráter experimental, será expandida de modo progressivo a outros países da região.

http://www.fusat.org/


RIAT: Revista Interamericana de Ambiente e Turismo

A Revista Interamericana de Ambiente e Turismo (RIAT) é uma publicação de periodicidade semestral realizada conjuntamente pela Facultade de Ciências Empresariais da Universidade de Talca (Chile) e The College of Architecture and Planning, University of Colorado at Boulder (USA). Sua finalidade é publicar artigos de qualidade que informem sobre resultados de pesquisa e ensino em todas as áreas e sub-campos da gestão ambiental e o turismo, como também de disciplinas relacionadas, escritos em espanhol ou inglês. Podem ser remetidos artigos para sua possível publicação na RIAT sobre temas vinculados com: resultados de pesquisas, educação, publicações recentes, análises teóricos e notas científicas e comentários sobre livros.

http://www.educoas.org/portal/docs/RIAT_12sept.pdf


Oferta de Financiamento para a Pesquisa Acadêmica no Campo da Inclusão Digital

Microsoft Research anunciou a primeira solicitação de oferta global para a pesquisa acadêmica no campo da Inclusão Digital O fundo de U$S 1.2 milhões está destinado a possibilitar que os pesquisadores acadêmicos de todo o mundo afrontem desafios tecnológicos a fim de influir positivamente nas condiciones educativas, socioeconômicas e de saúde das áreas com poucos recursos. O potencial de impacto nesta área é enorme pois cerca de 80% da população mundial ganha menos de $4.000 por ano e permanece, em sua maior parte, à margem da revolução de TI. A solicitação de oferta motiva os pesquisadores acadêmicos para que explorem o modo em que tecnologias, como telefones celulares e sistemas de redes, possam destampar o potencial das pessoas do mundo inteiro fazendo que a informática seja mais econômica, acessível e relevante.

A partir do dia 7 de novembro de 2005 e até o dia 13 de janeiro de 2006 a Microsoft Research começará a aceitar propostas de Inclusão Digital. Os beneficiários do financiamento receberão a notificação ao respeito no dia 10 de fevereiro de 2006. As propostas deveriam refletir o compromisso de por a disposição do conhecimento geral todos os resultados derivados de um projeto financiado, a propriedade intelectual dos mesmos inclusive, já seja mediante sua divulgação ao domínio público ou sob uma licença não restritiva.

A solicitação de oferta de Inclusão Digital correspondente a este ano fomenta a criação de projetos de pesquisa acadêmica destinados a alcançar avanços significativos em áreas como: a) Infra-estruturas novas e criativas, fatores de forma e aplicações de dispositivos; b) Conectividade, em especial em entornos sem infra-estrutura de rede existente ou com acesso descontínuo a redes e eletricidade; c)
Interfaces de usuário apropriadas para superar os desafios de alfabetização e os usuários de tecnologia que são principiantes; e, d) Aplicações tecnológicas para a informática com relevância cultural.

Por sua parte a Microsoft Research mantêm seu compromisso de colaborar com os pesquisadores acadêmicos de todo o mundo para afrontar grandes desafios informáticos de fundamental importância que sejam capazes de alcançar um grande impacto, como a inclusão digital. As normas que regem tais propostas encontram-se disponíveis em:

http://www.microsoft.com/presspass/press/2005/oct05/10-20DigitalInclusionPR.mspx
http://research.microsoft.com/ur/us/fundingopps


Apoio para Iniciativas de Responsabilidade Social Universitária, Ética e Desenvolvimento

A Iniciativa Interamericana de Capital Social, Ética e Desenvolvimento do BID através da sua Rede Universitária de Ética e Desenvolvimento Social (RED) convocam as Instituições de Educação Superior para participar no apoio para iniciativas de responsabilidade social universitária, ética e desenvolvimento
O programa inclui assistência técnica, materiais didáticos para docentes, ferramentas de diagnóstico, capacitação e certificado de participação. O programa tem como objetivos: facilitar e assessorar a implementação das iniciativas de Responsabilidade Social, Ética e Desenvolvimento nas Universidades latino-americanas; elaborar modelos, estratégias e instrumentos pertinentes para facilitar e racionalizar a geração e realização de iniciativas de Responsabilidade Social Universitária, Ética e Desenvolvimento nos âmbitos da gestão, docência, pesquisa e extensão universitária; e, criar maior uma sinergia e comunicação entre atores universitários promotores de iniciativas de Responsabilidade Social Universitária, Ética e Desenvolvimento no continente, a fim de fortalecer a rede e assegurar a sustentabilidade local e o impacto global de tais iniciativas. O prazo para apresentar propostas vence no dia 28 de fevereiro de 2006.

http://www.iadb.org/etica/documentos/ConsultoriaRSU.pdf

etica@iadb.org 



Agradecemos seu interesse e participação nas iniciativas do Portal Educacional das Américas. Seus comentários e sugestões são sempre bem-vindos. Se deseja entrar em contato conosco escreva para portal@oas.org. Se recebeu esta mensagem por engano e deseja cancelar sua assinatura por favor envee um email para portal@oas.org e coloque no Assunto "cancelar boletim".